Sarau da Consciência Negra aborda problemas sociais e expõe benefícios das políticas de cotas

O Sarau da Consciência Negra é para refletirmos sobre nosso papel na sociedade, ele é uma ferramenta de conexão ancestral que nos liga as nossas raízes brasileiras.

O Sarau da Consciência Negra é para refletirmos sobre nosso papel na sociedade, ele é uma ferramenta de conexão ancestral que nos liga as nossas raízes brasileiras. Embora a democracia racial seja um mito, e os estudantes afrodescendentes continuem a enfrentar a discriminação, a política de cotas raciais tem permitido um número maior de ingresso de jovens negros nas instituições de Ensino Superior tanto nas universidade públicas quanto nas universidade privadas.

Política de cotas em números

Na Universidade de Brasília, por exemplo, o índice de inscritos no vestibular saltou de 2% em 2008 para 53% em 2013. E vem aumentando gradativamente. Além, é claro, da legislação que permite o funcionamento de escolas específicas para as comunidades remanescentes dos quilombos, com conteúdo e metodologia próprias.

Apesar da histórica exploração dos povos indígenas e africanos, somente no século XX que o debate se intensificou e, como resposta, foram aprovadas leis e políticas de ações afirmativas. Cabe a cada um de nós fazer valer a lei que nos garante políticas públicas, por meio do fomento das culturas afro-indígenas.

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-brasileira e dos Povos Indígenas Brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira

Direitos Culturais

Fazer valer a lei nos proporciona uma noção de cidadania multicultural com a qual concordamos plenamente, isso é fundamental para compreendermos que cidadania é uma posição definida pelos direitos civis. Temos que considerar também que os cidadãos são pessoas que desenvolveram sua identidade no contexto de certas tradições e ambientes culturais específicos, e que precisam desses contextos para conservar sua identidade, devemos ampliar o âmbito dos direitos civis para que que inclua também os direitos culturais.

Esses são direitos que garantem igualmente a cada um dos cidadãos o acesso a uma tradição e a participação nas comunidades culturais de sua escolha, para que possam estabelecer sua identidade. Quando as subculturas reprimidas tomam consciência de suas tradições, uma sociedade homogênea dá lugar a uma sociedade cada vez mais Multicultural. É hora de ocupar os espaços e colocar pra fora o grito preso em nossos corações.

Assista ao vídeo do Sarau da Consciência Negra

 

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Sufruto tem por objetivos: O desenvolvimento social e econômico da comunidade através de implantação de projetos culturais, sociais, ambientais e de capacitação profissional; as fontes de recursos podem ser de receitas próprias ou através de doações, parcerias, convênios com o poder público e privado ou outras organizações de âmbito municipal, estadual ou federal.

Quer receber as novidades do nosso blog?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente todas as novidades do nosso blog!

Fique tranquilo. Seu e-mail está completamente seguro com a gente.